segunda-feira, 23 de maio de 2011

A tecnologia do Neurofeedback na TV!

Para quem assistiu ao Fantástico ontem (22/05/2011) viu a base da tecnologia com a qual trabalhamos no Neurofeedback. A diferença está em que no jogo e em atividades lúdicas as frequências cerebrais estão predeterminadas pelo equipamento e se brinca com a "força do pensamento". 

No treino de Neurofeedback é feita antes uma avaliação para checagem de como estão distribuídas as frequências no cérebro e o que isto implica em termo comportamentais, com a presença de sintomas e/ou quadros de doenças. A partir daí o treino é desenhado especificamente para cada cérebro e os desafios são semelhantes aos demonstrados na reportagem: jogar jogos divertidos como Pac-Man, jogos de corrida, de guerra, pescaria de pedras preciosas, tudo apenas com o controle de seus estados mentais e frequências cerebrais. Os jogos utilizados no Instituto Neurofedback são os BioPlay (http://www.mybioplay.com), que rodam sobre software específico, tornando o treinamento e a aprendizagem mais dinâmicos e divertidos.



Isso mesmo! Aqui no Brasil já temos vários profissionais formados aplicando esta tecnologia em suas clínicas, com resultados excelentes em diversos quadros que vão desde a neuroreabilitação pós acidentes cerebrais até casos de ansiedade generalizada, pânico, déficit de atenção com ou sem hiperatividade. O Neurofeedback revela-se um excelente complemento aos tratamentos tradiconais! 

A Associação Brasileira de Biofeedback, cujo presidente atual é Adrian CM Van Deusen, reúne em seu corpo de associados, profissionais de todo o Brasil das áreas da medicina, psicologia, odontologia, fisoterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, todos dedicados ao crescimento e divulgação deste trabalho tão inovador.

 Para quem não assistiu ao programa, segue o link: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1662713-15605,00.html

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário